quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lá vem o Oscar! Grandes momentos - Quando a simplicidade vence

Os grandes astros de Hollywood podem não valorizar mais o Oscar como antigamente, mas ainda há gente que se emociona verdadeiramente ao segurar uma estatueta dourada entre as mãos. Note, por exemplo, como os vencedores em categorias "menos importantes", como Melhor Curta-Metragem de Animação ou Melhor Documentário, não escondem a euforia de sair da festa com o nome laureado. Em 2008, numa categoria que tem - vá lá - alguma expressão, os atores e músicos Glen Hansard e Markéta Irglová subiram ao palco do Kodak Theatre em duas ocasiões: para interpretar a canção-tema do filme Apenas Uma Vez e, depois, para receber de John Travolta o Oscar de Melhor Canção Original. E, no ano de uma das cerimônias mais entediantes da história, a dupla garantiu o momento mais singelo da noite.

O próprio longa do qual a vencedora canção "Falling Slowly" faz parte é a singeleza em película. Dirigida por John Carney, a história acompanha dois personagens (intitulados apenas de "ele" e "ela"). Músico, ele toca nas ruas de Dublin, enquanto ela, florista de profissão, revela-se uma excelente pianista. Ambos se aproximam e passam a compor e tocar juntos e, por mais que estejam gostando um do outro, não conseguem fazer a relação evoluir, devido ao fato de ela ser casada e ele continuar apaixonado pela ex-namorada.

Todas as composições escritas para o filme são belíssimas, destacando-se, logicamente, a oscarizada. Versos genu
inamente emocionantes que, aliados a uma melodia envolvente (ainda que triste) fazem da vitória de "Falling Slowly" uma das mais justas entre as últimas da categoria. Claro que eles tiveram sua parcela de, digamos, sorte, já que as demais canções concorrentes eram - sem exceção - sofríveis. Ainda assim, isso não tira o mérito da vencedora. Ao ouvirem seus nomes após o clássico "and the Oscar goes to...", ambos - visivelmente surpresos - agradeceram (ela foi interrompida pela música, mas voltou no bloco seguinte) com palavras simples e sem grandes floreios. Igual ao filme. Igual à música.

Faltam 18 dias para o Oscar 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário