sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - Palpites

Todo ano é a mesma coisa. Às vésperas da maior festa do cinema, alguns cinéfilos quebram a cabeça para (tentar) prever quem sairá do Kodak Theatre com um Oscar entre as mãos. Diferente da previsibilidade dos últimos anos, algumas categorias, nesta edição, estão particularmente difíceis de dar um palpite com absoluta certeza. Mas... Vamos ver no que vai dar...

Melhor Filme

Vence: O Discurso do Rei

O longa de Tom Hooper faturou o PGA (Prêmio do Sindicato dos Produtores), que é um termômetro bastante confiável para o Oscar. Nos últimos três anos, o vencedor foi o mesmo em ambas as premiações, o que aumenta as chances da produção. Além disso, é o típico filme que a Academia adora, mas que andava meio sumido: britânico, certinho, com grandes interpretações. Está longe de ser o melhor, mas ainda assim é um filme interessante.

Tem chances: A Rede Social

Surgiu como o grande favorito, ganhou diversos prêmios (Critics' Choice Awards, Globo de Ouro...) mas perdeu força na reta final. Sua temática muito, digamos, "moderninha", tem sido apontada como empecilho entre os votantes, notoriamente conservadores. Se vencer, o Oscar estará em boas mãos, mas não nas melhores.

Meu voto iria para: Toy Story 3
Sou suspeito para falar, já que sou fã incondicional da saga dos brinquedos, mas o fecho da trilogia é de uma perfeição ímpar. Pena que chegue com chances mínimas.


Melhor Diretor


Vence: David Fincher, por A Rede Social
Não gosto de divisões ("a" ganha diretor, "b" filme), mas, nesse caso, parece o mais provável. Fincher é um dos melhores cineastas da atualidade e merece o Oscar, mas ele já fez melhor...

Tem chances: Tom Hooper, por O Discurso do Rei

Seria a escolha lógica, caso O Discurso do Rei vença, mas pesam contra Hooper o fato de ele ser um diretor de filmografia modesta. No entanto, a vitória no Sindicato dos Diretores mantém ele na briga.

Meu voto iria para: Darren Aronofsky, por Cisne Negro Entre os indicados, é o que melhor explicita seu trabalho na tela. Sua direção é repleta de detalhes, e certamente ele contribui muito para o excelente desempenho do elenco.

Melhor Ator

Vence: Colin Firth, por O Discurso do Rei

Não dá pra não dar um Oscar ao rei gago brilhantemente interpretado por Firth. A estatueta é dele.

Tem chances: duvido muito, mas, se tivesse que apostar em alguma zebra, James Franco, por 127 Horas.
Meu voto iria para: Colin Firth

Melhor Atriz

Vence: Natalie Portman, por Cisne Negro
Outra que não tem como perder. Seria uma tremenda injustiça a perturbada bailarina de Natalie sair de mãos vazias.
Tem chances: sem zebras por aqui.

Meu voto iria para: Natalie Portman

Melhor Ator Coadjuvante


Vence: Christian Bale, por O Vencedor

Mais um que chega com uma mão no troféu. Sua composição é brilhante, como o ex-boxeador drogado e cheio de tiques-nervosos.

Tem chances: Geoffrey Rush, por O Discurso do Rei

Veterano, Rush já tem um Oscar (por Shine - Brilhante) e está excelente como o fonoaudiólogo pouco ortodoxo do rei gago, mas não acredito em tal surpresa.

Meu voto iria para: Christian Bale


Melhor Atriz Coadjuvante


Vence: Hailee Steinfeld, por Bravura Indômita
Não é a franca favorita, mas sua interpretação é vigorosa, passando um ar de fragilidade (afinal, ela tem apenas 14 anos), que contrasta com suas atitudes. É o achado de 2010.
Tem chances: Melissa Leo, por O Vencedor

A seu favor, as vitórias em diversas premiações. Contra, a bizarra - e desnecessária - propaganda para pedir votos. E continuo achando sua performance apenas correta.

Meu voto iria para: Hailee Steinfeld

Melhor Roteiro Original


Vence: O Discurso do Rei
Categoria difícil, com pelo menos dois filmes polarizando a disputa. Já que O Discurso do Rei deve vencer o prêmio principal, vou na lógica.

Tem chances: A Origem

Seria o prêmio de consolação de Christopher Nolan, que não figurou - injustamente - entre os diretores e não tem chances em Melhor Filme. É um roteiro que certamente deu trabalho para ser escrito, e isso pode ser valorizado entre os votantes.
Meu voto iria para: A Origem

Roteiro Adaptado

Vence: A Rede Social

A princípio, é uma barbada. E não dá para discutir: Aaron Sorkin concebeu um roteiro brilhante.
Tem chances: Bravura Indômita.
Mínimas, mas tem.

Meu voto iria para: A Rede Social

Melhor Animação


Vence: Toy Story 3

Tem chances: nenhum. Se Toy Story 3 não levar, desligo a TV.

Meu voto iria para: Toy Story 3

Melhor Filme Estrangeiro

Vence: Em Um Mundo Melhor, da Dinamarca
Tem chances: Biutiful, do México
Meu voto iria para: não assisti nenhum, mas gosto do trabalho de Iñárritu. Logo, torco por Biutiful.

Melhor Trilha Sonora

Vence: A Origem
O trabalho de Hans Zimmer não chega como favorito, mas é tão intenso e adequado a trama que seria um pecado não premiá-la.
Tem chances: A Rede Social
Composta por uma dupla - Trent Reznor e Atticus Ross - a música de A Rede Social chega como forte candidata, mas longe de ser a melhor entre as indicadas.
Meu voto iria para: A Origem

Melhor Canção Original

Vence: "We Belong Together", de Toy Story 3
Composta por Randy Newman, é a melhor entre as concorrentes.
Tem chances: "I See The Light", de Enrolados
Os contos de fadas da Disney sempre são fortes nessa categoria.
Meu voto iria para: "We Belong Together"

Melhor Fotografia

Vence: O Discurso do Rei
Não é minha preferida, apesar de excelente.
Tem chances: A Origem
Meu voto iria para: Bravura Indômita

Melhor Montagem

Vence: A Rede Social
É um filme que depende muito da edição para não deixar a peteca cair. Por ser excessivamente verborrágico, poderia ser maçante, mas o ritmo é cadenciado de maneira perfeita.
Tem chances: O Discurso do Rei
Meu voto iria para: 127 Horas

Melhor Direção de Arte

Vence: Alice no País das Maravilhas
Bizarro.
Tem chances: O Discurso do Rei
Clássico.
Meu voto iria para: Bravura Indômita
Rústico. Yeah!

Melhor Figurino

Vence: Alice no País das Maravilhas
Bizarro. Mas nem tanto.
Tem chances: O Discurso do Rei
Clássico. Mas nem tanto.
Meu voto iria para: Bravura Indômita
Rústico. E como.

Melhor Maquiagem

Vence: O Lobisomem
É o único dos três indicados que assisti. E é a única coisa que presta no filme.
Tem chances: difícil dizer... The Way Back, talvez?
Meu voto iria para: O Lobisomem

Melhores Efeitos Especiais

Vence: A Origem
Tem chances: qualquer outro seria uma senhora zebra. Aí eu lembro que Transformers perdeu para A Bússola de Ouro. Pois é.
Meu voto iria para: A Origem

Melhor Edição de Som

Vence: A Origem
Na dúvida, o mais barulhento.
Tem chances: hmmm, Toy Story 3? Duvido muito.
Meu voto iria para: A Origem

Melhor Mixagem de Som

Vence: A Origem
Na dúvida, o mais barulhento ².
Tem chances: hmmm, A Rede Social? Duvido muito.
Meu voto iria para: A Origem

Nas próximas categorias, chutes às cegas:

Melhor Documentário

Vence: Inside Job
Porquê? Não sei. Chute.
Tem chances: Lixo Extraordinário
Brasil-sil-sil!
Meu voto iria para: Exit Through The Gift Shop
Assisti apenas dois. Esse e Gasland. Fico com o ótimo documentário de Bansky sobre a arte nas ruas.

Melhor Curta-Metragem

Vence: Na Wewe

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Vence: Killing In The Name

Melhor Animação em Curta-Metragem

Vence: Day & Night
Esse eu até vi. E é brilhante, diga-se.

Um comentário:

  1. Só eu não gostei da escolha de "O Discurso do Rei" para Melhor Filme. Acho que "Bravura Indômita" ou "A Origem" mereciam. "Toy Story 3", infelizmente, seria difícil levar... =P

    ResponderExcluir