terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Vencedor

Hollywood adora histórias de superação por meio do boxe. Sejam elas fictícias, como em Rocky, Um Lutador (1976) e Menina de Ouro (2004), ou inspiradas em feitos reais, caso de Ali (2001), A Luta Pela Esperança (2005) e este O Vencedor, que traz Mark Wahlberg na pele do ex-campeão mundial da categoria peso médio Micky Ward. Assim como todo bom filme de boxe, também, o longa do diretor David O'Russell é mais do que ringues, sparrings e nocautes. São os dramas e relações do personagem com quem o cerca que fazem a narrativa andar.

Durante boa parte de sua carreira, Ward foi considerado uma espécie de "escada" para outros lutadores. O roteiro aborda justamente o período em que ele, já ciente de que a idade começaria a pesar em breve, decide abandonar uma rotina de derrotas e passa a dedicar-se intensamente aos treinamentos. Para isso, ele conta com a ajuda de seu irmão mais velho, Dick (Christian Bale), um ex-lutador que teve seu momento de glória, mas que agora vive de pequenos furtos para sustentar seu vício em crack.

E é aí que reside o grande trunfo de O Vencedor: por mais que Wahlberg ofereça uma interpretação sólida e bastante convincente de seu personagem, Bale é, inegavelmente, o dono do filme. Longe do físico robusto de Bruce Wayne nos últimos Batmans, ele aqui surge magro, calvo e abatido, consequência do uso constante de drogas. É mais surpreendente - e chega a ser comovente - notar que, apesar da vida desregrada e das súbitas mudanças de temperamento, Dick é um sujeito de bom coração que, iludido de que poderá voltar aos ringues algum dia, só quer treinar seu irmão e fazer dele um pugilista tão bom quanto ele julga ter sido. Durante os créditos finais, são inseridas imagens dos Micky e Dick reais, confirmando o quão semelhante Bale ficou ao boxeador, tanto fisicamente quanto em seus trejeitos e tiques-nervosos.
Enquanto isso, Melissa Leo encarna a oportunista mãe dos irmãos lutadores. Sem lá muitos escrúpulos, ela faz de tudo para embolsar alguns dólares com as lutas do filho - mesmo que seja contra caras com 10 quilos a mais que ele, e também não perde a chance de aparecer toda chique no documentário que a HBO produz a respeito do problema de Dick com tóxicos. Ao mesmo tempo, sabe quando deve ser mãe: com frequência ela demonstra preocupação com as atitudes delinquentes do mais velho, e, mesmo brigada com Micky devido a sua posição excessivamente dominadora, vibra com as vitórias que levariam o caçula à consagração máxima. Além do trio, O'Russell oferece a Amy Adams - como a namorada do protagonista - seu primeiro papel realmente desafiador, diferente das figuras delicadas as quais acostumou-se a interpretar.

Apesar de ser uma história que não se prende ao boxe para desenvolver sua narrativa, é inaceitável que o filme deixe de ser eficiente justamente... nas lutas! Se durante todo o restante da trama, direção e montagem funcionam de maneira brilhante - a câmera na mão e os close-ups duros nos rostos dos personagens acentuam o desconforto emocional da problemática família, enquanto a montagem linear jamais soa cansativa -, o mesmo não se pode dizer das sequências no ringue. Com raros momentos empolgantes, elas são burocráticas em sua edição (algumas chegam a ser frustrantes de tão rápidas). Mesmo o tão aguardado embate final - algo que a série Rocky quase sempre realizou à perfeição - deixa a desejar. E a troca de socos em câmera lenta, além de desnecessária, é risível.

Essas falhas, entretanto, não obscurecem o belo conjunto de O Vencedor, que aposta - acertadamente - em evidenciar as pessoas que fizeram do episódio em questão um grande momento em suas vidas. O boxe ficou em segundo plano. Afinal, antes de boxeadores, Micky e Dick são seres humanos.

Nota: 8,5

The Fighter, 2010. De David O'Russell. Com Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo. Drama.

2 comentários:

  1. Eu ainda tenho medo do Christian Bale quando ele fica esquelético. Do "O Operário" ao "Batman Begins" é uma grande transformação. Isso prova que ele é um baita ator! =]

    ResponderExcluir