


E é aí que reside o grande trunfo de O Vencedor: por mais que Wahlberg ofereça uma interpretação sólida e bastante convincente de seu personagem, Bale é, inegavelmente, o dono do filme. Longe do físico robusto de Bruce Wayne nos últimos Batm
ans, ele aqui surge magro, calvo e abatido, consequência do uso constante de drogas. É mais surpreendente - e chega a ser comovente - notar que, apesar da vida desregrada e das súbitas mudanças de temperamento, Dick é um sujeito de bom coração que, iludido de que poderá voltar aos ringues algum dia, só quer treinar seu irmão e fazer dele um pugilista tão bom quanto ele julga ter sido. Durante os créditos finais, são inseridas imagens dos Micky e Dick reais, confirmando o quão semelhante Bale ficou ao boxeador, tanto fisicamente quanto em seus trejeitos e tiques-nervosos.

Enquanto isso, Melissa Leo encarna a oportunista mãe dos irmãos lutadores. Sem lá muitos escrúpulos, ela faz de
tudo para embolsar alguns dólares com as lutas do filho - mesmo que seja contra caras com 10 quilos a mais que ele, e também não perde a chance de aparecer toda chique no documentário que a HBO produz a respeito do problema de Dick com tóxicos. Ao mesmo tempo, sabe quando deve ser mãe: com frequência ela demonstra preocupação com as atitudes delinquentes do mais velho, e, mesmo brigada com Micky devido a sua posição excessivamente dominadora, vibra com as vitórias que levariam o caçula à consagração máxima. Além do trio, O'Russell oferece a Amy Adams - como a namorada do protagonista - seu primeiro papel realmente desafiador, diferente das figuras delicadas as quais acostumou-se a interpretar.


Essas falhas, entretanto, não obscurecem o belo conjunto de O Vencedor, que aposta - acertadamente - em evidenciar as pessoas que fizeram do episódio em questão um grande momento em suas vidas. O boxe ficou em segundo plano. Afinal, antes de boxeadores, Micky e Dick são seres humanos.
Nota: 8,5
The Fighter, 2010. De David O'Russell. Com Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo. Drama.
Concordo. É um filme excelente!
ResponderExcluirEu ainda tenho medo do Christian Bale quando ele fica esquelético. Do "O Operário" ao "Batman Begins" é uma grande transformação. Isso prova que ele é um baita ator! =]
ResponderExcluir