segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

11 filmes para ver em 2011

2010 foi um ano muito bom para o cinema. Foi o ano do inesperado, com A Origem, de Christopher Nolan, embasbacando meio mundo com seus efeitos incríveis e uma intrincada história sobre sonhos e sonhos dentro de outros sonhos; foi ano do facebook, graças ao perfeccionismo de David Fincher e seu A Rede Social, que levou as telas a criação da rede social mais popular do planeta; foi também o ano da despedida (será?) dos brinquedos liderados por Woody e Buzz no emocionante Toy Story 3, onde a Pixar provou, novamente, que, no ramo da animação, não tem pra ninguém.

Além dos três filmes citados (os melhores do ano passado), vimos Martin Scorsese de volta ao suspense no tenso Ilha do Medo, quarta parceria do cineasta com Leonardo Di Caprio; o surgimento de um heroi (e uma heroina) improvável em Kick Ass - Quebrando Tudo, divertida e violenta adaptação da HQ de Mark Millar; o início do fim da saga do bruxo mais famoso do cinema com Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1... além de vários outros títulos.

E 2011? Como será? À primeira vista, a impressão é que o ano que se inicia tem potencial para, no mínimo, ficar no patamar de 2010. Quem será a surpresa? A decepção? Quais expectativas irão se confirmar? Entre inúmeros filmes com lançamento previsto até dezembro, aqui vão 11 apostas que, desde já, estão entre os mais aguardados. Todos os longas tem estreia marcada para este ano, logo, não foram incluídos filmes como Cisne Negro, Bravura Indômita, O Discurso do Rei, entre outros, que já estrearam no exterior. Mas que eles são mais do que esperados, ah são.

A Árvore da Vida

The Tree Of Life - De Terrence Malick. Com Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain. Drama.

Sem filmar desde O Novo Mundo, de 2005, Terrence Malick começou a esboçar A Árvore da Vida - pasme - na década de 1970. Some-se a isso os dois anos e meio entre filmagens e montagem e não há como negar a expectativa em torno deste drama, ambientado nos anos 50, sobre uma família texana marcada por uma recente tragédia. O protagonista, Jack, é vivido por Sean Penn na fase adulta (já nos dias atuais). Quando jovem, seu pai é interpretado por Brad Pitt.
O que esperar? Nada de muito esclarecedor foi revelado até agora sobre o enredo, mas o trailer - repleto de imagens belíssimas - dá a entender que muitas lágrimas virão por aí. Malick, apesar da filmografia pequena, é um diretor que sabe, como poucos, levar as telas personagens fascinantes e de personalidades fortes. Cheiro de premiações no ano que vem... Estreia: 01/07

Cowboys & Aliens

Cowboys & Aliens - De Jon Favreau. Com Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Paul Dano, Sam Rockwell, Noah Ringer. Aventura.

A ideia é tão óbvia que dá até para pensar: "Putz, como é que não fizeram isso antes?!". Pois Jon Favreau deve ter pensado isso. A adaptação da HQ de Fred Van Lente e Ian Richardson mostrará, pela primeira vez (até onde vai minha memória), uma invasão alienígena no velho oeste. Em função disso, cowboys e índios deixam as diferenças de lado e unem-se para enfrentar os visitantes indesejados. Daniel Craig é Jake Lonergan, um forasteiro que, num belo dia, desperta no meio do nada com um estranho objeto preso a seu pulso. Ninguém menos que Harrison Ford interpreta o coronel que pretende descobrir os segredos de Lonergan.
O que esperar?
Não há como negar que o trailer e as primeiras imagens empolgaram. E o fato de os roteiristas terem tornado a história mais sombria só faz com que as expectativas aumentem. Além disso, Favreau já mostrou que manja de ação (Homem de Ferro), e nada melhor do que ter no elenco o atual James Bond e o eterno Indiana Jones.
Estreia: 12/08

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2

Harry Potter and the Deathly Hallows: Part II - De David Yates. Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Ralph Fiennes, Alan Rickman, Helena Bonhan Carter, Tom Felton. Aventura.

A Warner não admite, mas dividir o último livro da série em dois filmes não teve por objetivo apenas a chance de realizar uma adaptação mais fiel. É claro que a oportunidade de faturar em dobro pesou. Ainda assim, não há como negar que Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 apresentou uma quantidade impressionante de detalhes, algo inédito na saga do bruxo, resultado da divisão da obra de J. K. Rowling. Na tão aguardada metade final, veremos o embate derradeiro entre Harry e Voldemort, além da batalha que culminará na morte de personagens importantes. O diretor David Yates continua no posto que lhe foi concedido no ótimo A Ordem da Fênix.
O que esperar? Se manter o nível da primeira parte, ótimo! E, convenhamos, mesmo com tantos filmes, a série consguiu manter um alto nível de qualidade. Não seria justamente no último que a coisa desandaria.
Estreia: 15/07

Carros 2

Cars 2 - De John Lasseter e Brad Lewis. Com as vozes de Owen Wilson, Michael Caine, Michael Keaton, Emily Mortimer, Jason Isaacs. Animação.

Apesar de não estar no mesmo nível de outras obras da Pixar, como
Ratatouille, Wall-E e a trilogia Toy Story, há de se admitir que Carros, de 2006, é um filme bastante simpático. Nesta sequência, Relâmpago McQueen e seu amigo, o reboque Mate, viajam por Europa e Ásia para a Corrida dos Campeões. No meio do caminho, porém, Mate envolve-se em uma trama de espionagem - com direito a Aston Martin à la 007 dublado por Michael Caine.
O que esperar?
Levando em consideração que a Pixar não sabe fazer filmes ruins, as expectativas não poderiam ser melhores. Entretanto, tudo indica que - ao contrário dos últimos longas da produtora - Carros 2 não deverá ter um apelo emocional tão grande. Mas a imaginação sempre fértil de John Lasseter (que dirige, junto com Brad Lewis) deve ter pensado em algum diferencial.
Estreia: 24/06

Se Beber, Não Case! 2

The Hangover - Part II - De Todd Phillips. Com Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Liam Neeson, Juliette Lewis, Mike Tyson. Comédia.

Era mais do que certo que a melhor comédia de 2009 ganharia uma continuação. Desta vez, os quatro amigos formados por Bradley Cooper, Ed Helms, Justin Bartha e o impagável Zach Galifianakis vão a Tailândia para o casamento de Stu (Helms). Não precisa ser adivinho para saber o que vai acontecer ao quarteto, que já provou não ter talento para organizar despedidas de solteiro realmente interessantes. Além do elenco principal, alguns coadjuvantes estão de volta (inclusive Mike Tyson) e Liam Neeson surge como a novidade.
O que esperar? O diretor Todd Phillips já mostrou ter mão para comédia e o elenco principal - agora mais entrosado - tem tudo para dar show. Não espere nada de muito construtivo, mas sim uma enxurrada de situações constrangedoras e hilárias.
Estreia: 27/05

Super 8

Super 8 - De J. J. Abrams. Com Kyle Chandler, Elle Fanning, Ron Eldard, Noah Emmerich. Suspense.

Em um de seus primeiros (e melhores) filmes,
Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Steven Spielberg deu uma nova roupagem aos filmes de invasão alienígena, ao mostrá-los como seres pacíficos e nada ameaçadores. Em Super 8, J. J. Abrams (Star Trek) pretende homenagear este e outros clássicos de Spielberg, como E.T. - O Extraterrestre. Pouco sabe-se sobre a trama. O que se tem, até agora, é que ela se passa no final da década de 1970, e acompanha um grupo de garotos que, com uma câmera Super-8, registra algo inacreditável em um acidente ferroviário.
O que esperar?
Há algum tempo, circulou pela internet a imagem do que seria um E.T. de Super 8. O visual do ser é de dar medo, bem diferente dos simpáticos homenzinhos de marte de Spielberg, que, diga-se de passagem, produz o longa. Apesar do irritante sigilo a respeito da trama e de detalhes maiores, os nomes dos envolvidos justificam a espera.
Estreia
: 09/09

On The Road


On The Road - De Walter Salles. Com Sam Riley, Garrett Hedlund, Kristen Stewart, Amy Adams, Viggo Mortensen, Steve Buscemi, Kirsten Dunst, Terrence Howard, Alice Braga. Drama.

Demorou, mas finalmente a obra-prima da literatura beat de Jack Kerouac ganhará vida na tela grande. Baseado em viagens do autor pela América do Norte nos anos 50, em busca de autoconhecimento e novas experiências, o livro influenciou jovens não só da época em que fora lançado, mas de todas as décadas posteriores. O brasileiro Walter Salles, especialista em filmes "pé na estrada" (vide os excelentes Central do Brasil e Diários de Motocicleta), dirige um elenco com várias estrelas do cinema americano, como Viggo Mortensen, Kristen Stewart e Steve Buscemi.
O que esperar?
Na pior das hipóteses, um ótimo filme. Durante anos, Francis Ford Coppola esteve ligado ao projeto, mas, com o passar dos anos, decidiu assumir a produção e passar o bastão a um diretor mais jovem. E, sejamos sinceros, o velhor Coppola certamente sabe o que faz e sua escolha por Salles tem tudo para ser justificada.
Estreia: até agora, sem previsão

O Ritual

The Rite - De Mikael Håfström. Com Anthony Hopkins, Alice Braga, Toby Jones, Ciaran Hinds. Suspense.

Histórias de exorcismo volta e meia aparecem em Hollywood. Seja por meio de tramas visualmente explícitas como em O Exorcista, que pende para o terror, ou de abordagem psicológica (O Exorcismo de Emily Rose). As imagens e vídeos de O Ritual sugerem que o diretor Mikael Håfström buscou um equilíbrio entre os dois estilos, alternando sequências mais sugestivas com momentos de puro horror. Manso desde sua última aparição como Hannibal Lecter em Dragão Vermelho, de 2002, Anthony Hopkins voltará a dar vida a um tipo assustador, coisa que faz como poucos.
O que esperar?
O Ritual é baseado no livro homônimo que relata as experiências do jornalista Matt Baglio entre exorcistas em Roma. O material de divulgação, até agora, não decepciona. Pelo contrário. Ver o grande Anthony Hopkins como um padre que deve introduzir um padre novato ao universo do exorcismo só dá vontade de ver logo esse filme. Ah! E ainda tem a brasileira Alice Braga no elenco!
Estreia
: 11/02

Capitão América: O Primeiro Vingador

Captain America: The First Avenger - De Joe Johnston. Com Chris Evans, Hugo Weaving, Tommy Lee Jones, Stanley Tucci, Dominic Cooper. Ação.


Em 1990, Capitão América ganhou uma versão cinematográfica tão, tão, mas tão ruim, que dizer que aquilo era um filme já é um senhor elogio. Agora, 21 anos depois, o Primeiro Vingador terá a chance de, nos cinemas, mostrar a que veio. Chris Evans defende o personagem-título, e poderá apagar da memória dos fãs de quadrinhos sua participação como Tocha-Humana nos fraquíssimos filmes de O Quarteto Fantástico. Joe Johnston (Jurassic Park 3) dirige o longa, que contará as origens de um dos mais famosos personagens da Marvel.
O que esperar? Dos filmes de super-herois que estreiam em 2011, Capitão América: O Primeiro Vingador aparenta ser o que tem maior potencial. O uniforme do heroi, já revelado em algumas fotos, tem características de uma farda militar e ficou bem interessante.
Estreia: 29/07

Os Agentes do Destino

The Adjustment Bureau - De George Nolfi. Com Matt Damon, Emily Blunt, Michael Ke
lly, Daniel Dae Kim, Terence Stamp. Romance/Suspense.

Outra adaptação de um conto de Philip K. Dick, autor por trás de grandes filmes como Blade Runner: O Caçador de Andróides e O Vingador do Futuro. Apesar do bizarro título nacional, a sinopse sugere uma trama bastante movimentada e empolgante. Matt Damon é um político prestes a ingessar no Senado norte-americano, quando conhece uma bailarina vivida por Emily Blunt. No entanto, estranhas circunstâncias parecem atrapalhar o relacionamento, e cabe a ele descobrir o porquê. O roteirista de O Ultimato Bourne, George Nolfi, estreia na direção.
O que esperar?
Muita correria, suspense e conspirações. O personagem de Damon parece ter sido escrito para ele, e Nolfi, apesar de novato na função, escreveu o melhor capítulo da trilogia Bourne e mostrou que entende tramas de espionagem. E nada como a grife de um nome como o de Dick, considerado um autor visionário.
Estreia
: 15/04

La Piel Que Habito

La Piel Que Habito - De Pedro Almodóvar. Com Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes. Suspense.


Em recente entrevista, o espanhol Pedro Almodóvar disse que La Piel Que Habito é seu filme mais brutal. Diferente da maioria de sua filmografia, que aborda de várias maneiras o universo feminino, este novo longa é praticamente um filme de terror. Antonio Banderas é um cirurgião plástico que decide vingar-se do homem que estuprou sua filha. Será a quinta vez que Banderas estrela um longa assinado pelo cineasta.
O que esperar?
Almodóvar comentou que o filme não seguirá regras específicas dos filmes de terror e promete chocar ao invés de assutar. Se for tão macabro quanto o diretor dá a entender, não há dúvida de que será uma de suas melhores realizações. A primeira imagem oficial ilustra bem o que ele quis dizer.
Estreia
: até agora, sem previsão

Nenhum comentário:

Postar um comentário