segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

John Barry, 1933 - 2011

Hoje o cinema perdeu mais um grande nome. Aos 77 anos, o compositor John Barry faleceu devido a um ataque cardíaco, em Nova York. Britânico de York, ele ficou mundialmente conhecido pela criação de diversos temas para filmes da franquia James Bond, como 007 Contra Goldfinger (1964), 007 - Os Diamantes São Eternos (1971) e 007 Na Mira dos Assassinos (1985). Além dos "double-o-movies", Barry compôs a trilha sonora de clássicos do cinema americano entre as décadas de 60 e 90. Obras como Entre Dois Amores (1985), Dança Com Lobos (1990) e Perdidos na Noite (1969) certamente foram engrandecidas pelo talento de seu compositor que, ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, conquistou nada menos que 5 Oscar, quatro por Trilha Sonora Original (Dança Com Lobos, Entre Dois Amores, O Leão no Inverno e Born Free) e um por Canção Original (Born Free).

Descobri John Barry quando descobri James Bond, há alguns bons anos. Por mais que o tema principal do agente não fosse de sua autoria (é de Monty Norman), sempre achei as composições para os filmes quase tão interessantes quanto os próprios filmes. Sobretudo em 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974), onde o exagerado tom cômico desvia boa parte das atenções para a música de John Barry (mesmo sendo um de seus trabalhos menos notáveis). Apesar deste pequeno "tropeço", sua contribuição para a série é imensurável. Como esquecer as poderosas melodias das canções que dão nome a dois dos melhores longas do espião: "Goldfinger", na voz de Shirley Bassey, e "Thunderball" (007 Contra a Chantagem Atômica), interpretada por Tom Jones. Particularmente, considero a trilha de 007 Na Mira dos Assassinos seu melhor momento na franquia, especialmente nas sequências de ação - empolgantes muito graças à música.

Enfim... Desde o final do ano passado, o cinema tem perdido uma série de importantes figuras. John Barry e sua música vão fazer falta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário