domingo, 9 de janeiro de 2011

Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família

Robert De Niro. Dustin Hoffman. Barbra Streisand. Harvey Keitel. Belo elenco, não? Em qualquer ocasião, seria um prazer ver nomes como esses reunidos em alguma grande produção hollywoodiana. Coube a Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família reunir este time, além de Ben Stiller, Jessica Alba e Owen Wilson, e provar que, por melhores que sejam os envolvidos, nem sempre isso se reflete no resultado final.

No terceiro capítulo da série iniciada em 2000, com Entrando Numa Fria, Jack Byrnes (De Niro), após sofrer um pequeno infarto e ver a separação de sua filha caçula, dá - finalmente - um voto de confiança a seu genro Greg Focker (ou Fornika, na versão nacional). Temendo por sua saúde e, consequentemente, por seu clã, Jack designa a Greg o cargo de novo chefe dos Byrnes/Focker. Surge o "The Godfocker" (e Marlon Brando se vira no túmulo).

Assim como nos filmes anteriores, a trama é centrada no conturbado relacionamento entre genro e sogro. Desconfiado que Greg já não sente mais atração sexual por sua filha após encontrar fotos suas com uma tal Andi Garcia (Alba) e remédios para disfunção erétil, o turrão Jack volta a realizar marcação cerrada no pai de seus netos, e, mais uma vez, a confiança se esvai. O diretor Paul Weitz (Um Grande Garoto) exagera nas sequências de "nunca está tão ruim que não possa piorar", o que resulta em situações caricatas que abusam dos clichês do gênero (sim, rola até um inesperado flagra amoroso entre dois personagens).

As piadas (ah, as piadas!), funcionam, em sua maioria, muito mais graças ao talento dos protagonistas do que do roteiro em si. Gags sobre vômito e pênis já estão mais do que desgastadas, mas, sim, é possível rir delas. Apesar da boa dinâmica entre Stiller e De Niro ter se mantido, é uma pena notar que algo mais poderia ter sido feito com o restante do elenco. Chega a ser um desperdício ter Barbra Streisand, Harvey Keitel e Laura Dern em papéis tão insignificantes.

E não estranhe se Dustin Hoffman surge somente em fragmentos desconexos do roteiro - e que, em função disso, nada acrescentam a história. O veterano ator só aceitou participar do filme após o término das gravações, o que exigiu refilmagens de todas as cenas em que ele aparece com os demais protagonistas.

Não há nada de novo em Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família. Pelo contrário. Está tudo lá. Requentado. Algumas coisas funcionam. Outras não. E aquela sensação de que um "Entrando Numa Fria Muito Maior que Todas as Outras" está por vir... Hollywood não perde tempo.

Nota: 5,5

Little Fockers, 2011. De Paul Weitz. Com Robert De Niro, Ben Stiller, Barbra Streisand, Owen Wilson, Jessica Alba, Dustin Hoffman. Comédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário