quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Curtas - Os Mercenários

O que esperar de um filme de ação cujo momento mais memorável é protagonizado por três senhores de meia idade em uma igreja? Sim, por mais que seja repleto de explosões, mortes violentas, sangue jorrando e testosterona à flor da pele, a única cena realmente empolgante em Os Mercenários, é o encontro – bastante pacífico – entre a nata da ação hollywoodiana dos anos 80: Sylvester Stallone – o Rambo –, Bruce Willis – o Duro de Matar – e Arnold Schwarzenegger – o Exterminador.

Escrita e dirigida por Stallone, esta homenagem aos filmes massa-bruta oitentistas conta, ainda, com nomes como Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren e o não menos durão Mickey Rourke. Reunir uma turma dessas era algo que os fãs do gênero aguardavam há anos. O resultado, porém, decepciona. Com um enredo sem sentido e – o maior pecado – sequências de ação pouquíssimo interessantes – o longa ainda se permite perder tempo com uma subtrama envolvendo o personagem de Statham, que, além de não acrescentar nada a história, tenta incutir ao filme uma carga dramática que nunca surge convincente.


O “roteiro” gira em torno de um grupo de mercenários liderado por Stallone (recauchutado que só ele), cuja missão é derrubar o ditador de um país latino-americano fictício. Some a essa brilhante premissa uma frenética montagem das cenas de ação que beira o incompreensível (algo que distoa dos filmes da época supostamente relembrada na produção) , mais alívios cômicos que em nenhum instante fazem rir (a presença de Jet Li, além de desperdiçada, é constrangedora). É uma pena. Os Mercenários é o tipo de filme que foi concebido como clássico, mas complicações durante o parto fizeram dele uma obra mal-nascida. Quem sabe na continuação, prometida para breve e com mais um nome de "peso" no elenco: Jean Claude Van Damme. Opa! Pelo jeito, agora vai!

Nota: 4

The Expendables, 2010. De Sylvester Stallone. Com Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Mickey Rourke, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger. Ação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário